8ª EDIÇÃO

7 FEVEREIRO · 16h

SANA MALHOA HOTEL, LISBOA

A GALA DOS AUTORES

Conheça os grandes nomeados

Reserva de lugares dia 5 de Janeiro (para autores nomeados) e 8 para público geral.

Após centenas de submissões aos Prémios Cordel D’ Prata 2026, a equipa reuniu-se e definiu os nomeados nas diferentes categorias literárias. A grande novidade é os troféus Meialonga.

Agora é a vez de o Júri de Notáveis iniciar a avaliação das obras. Lembre-se que você também é um júri, nas categorias de “Escolhas do Leitor”.
Vote já nos seus livros favoritos.

Nesta edição, o autor deve submeter a sua obra para ser nomeada para os Troféus Cordel D’ Prata! Pela primeira vez temos um painel de notáveis que irão selecionar os vencedores, num evento com mais de 250 escritores!

Conheça as
obras eleitas para as Escolhas do Leitor e

os grandes nomeados em:

Horas
Minutos
Segundos

Troféus

Escolhas do Leitor

Ao contrário das outras categorias que são votadas por o painel de jurados, estes troféus são os únicos prémios escolhidos pelo leitor. Este ano poderá votar nas duas chancelas: o “Escolha do leitor – Cordel D’ Prata” e “Escolha do leitor – Meialonga”. Vote no livro que mais se identifica, para cada prémio. A editora fez um pré-seleção editorial dos 30 livros que mais se destacaram a nível de vendas, dedicação e relevância.

PARA OS TROFÉUS CORDEL D' PRATA

os grandes nomeados são:

Na categoria de

Fantasia

Na categoria de

Ficção Literária

Na categoria de

Infantil

Na categoria de

Não Ficção

Na categoria de

Poesia

Na categoria de

Romance

Na categoria de

Thriller e Suspense

PARA OS TROFÉUS MEIALONGA

os grandes nomeados são:

Na categoria

Diversão & Imaginação

Na categoria de

Educação & Desenvolvimento

Na categoria de

Mensagem & Valores

AGORA FALTA AS SUAS ESCOLHAS

Escolhas do Leitor

Como tudo funciona

01 /

Inscrições dos autores

15 a 18 de Dezembro

Os autores devem inscrever as suas obras para as nomeações da Gala dos Autores 2026. Basta acederem à Área de autor e seguir os passos. Podem ser inscritos livros publicados entre Agosto de 2024 e Dezembro 2025.

02 /

Anúncio dos Nomeados

29 de Dezembro

Um conjunto de profissionais da Cordel D’ Prata dos diferentes departamentos, nomeadamente equipas de edição, revisão e design escolhem 4 nomeados. Anunciamos a nossa seleção em cada categoria literária dia 29 de Dezembro

03 /

Votações online e Júri

29 de Dezembro a 20 de Janeiro

Abrem-se as votações online para o prémio “Escolha do Leitor” Cordel D’ Prata e Meialong. Durante o mesmo período Os Notáveis irão deliberar os vencedores de cada categoria literária.

04 /

Reserva de Lugares

Nesta edição a Entrada é gratuita!

Poderá reservar o seu lugar a partir de 5 de Janeiro. Lugares limitados.

A melhor parte, é estar presente! Garanta que é um dos primeiros a reservar o seu lugar na Gala dos Autores. Este é um evento exclusivo e de excelência. Teremos apenas 250 lugares disponíveis. O evento irá decorrer no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa das 16h às 20h.

Os Notáveis

Estamos orgulhosos de apresentar “Os Notáveis”, um painel de 7 jurados de renome, que terão a missão de selecionar os vencedores entre as obras nomeadas em cada categoria literária. Para poderem concorrer, os autores deverão pré-inscrever as suas obras, sendo que, posteriormente, a editora escolherá 4 finalistas em cada categoria. Os vencedores serão então decididos por este ilustre júri.

Fantasia • Ficção Literária • Infantil • Não Ficção • Poesia • Romance • Thriller e Suspense • Diversão & Imaginação • Educação & Desenvolvimento • Mensagem & Valores

Professor de Literatura Universitário

Um académico renomado, que traz uma bagagem intelectual superior.

Jornalista

Com vasta experiência no mercado literário, oferece uma perspectiva sobre as tendências atuais de leitura.

Autor Cordel D' Prata

O único elemento do juri com ligação à editora, trará insights valiosos do ponto de vista de um escritor.

Autor Convidado

Um escritor de renome convidado, que ajudará a dar uma visão externa e valorizar ainda mais o nosso painel.

Revisor Literário

Especialista na análise detalhada da qualidade e profundidade literária.

Influencer

Uma figura influente nas redes sociais, que ajudará a conectar os livros com um público mais jovem e digital.

Designer

Um profissional da área de design gráfico, essencial para avaliar aspectos visuais e estéticos das obras.

Os troféus

Os nomeados nas categorias literárias são selecionados por um conjunto de profissionais que estão em contacto com todas as obras, nomeadamente as equipas de edição, revisão e design que analisam e apuram vários fatores como envolvência do autor na marca, presença nas atividades literárias, empenho e dedicação na divulgação da obra, qualidade textual, feedback dos leitores, e relatórios de vendas.

Após selecionados 4 livros em cada categoria, denominados de “os nomeados”, serão enviados todos para “Os notáveis” que irão analisar e votar nas obras escolhidas. A soma dos votos define assim o vencedor em cada categoria literária.

Com o início dos prémios Meialonga, apresenta-se pela última vez a categoria infantil da Cordel d’ Prata, e por isso decidimos comemorar com a nomeação de oito livros.

Paralelamente o autor e livro que melhor cumprem estes critérios, é premiado como Melhor Obra

Os troféus “Escolha do Leitor – Cordel D’ Prata” e “Escolha do Leitor – Meialonga”, tal como os nomes indicam, são puramente decisão do leitor sendo as únicas votações existentes. A editora selecionou previamente 30 livros para cada, que mais se destacaram entre Agosto de 2024 e Dezembro de 2025, colocando-os assim a votação.

Prémio

MELHOR OBRA 2026

O prémio mais prestigiado da Cordel D’ Prata.
Uma escolha 100% Editorial que premeia o livro que mais se destaca a todos os níveis.

Reveja a Gala dos Autores 2024

Procurar