• img-book
    img-book

    1 Minuto e 36 Segundos

1 Minuto e 36 Segundos

Anualmente, mais de 2000 licenciados em Medicina preparam a prova de acesso à especialidade. 2019 foi o meu ano. Esta é a história de tudo o que acontece fora das 12h de estudo diário e do que aprendi durante a viagem. Spoiler alert: a maioria das lições não consta da bibliografia recomendada.

15,00 7,50

Ler mais tarde
Ler mais tarde
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

SINOPSE

Para os médicos recém-licenciados que querem fazer a especialidade em Portugal, as regras são simples: fazer O Exame. Quem tem melhor nota escolhe primeiro. É assim há décadas. Mas há poucos anos atrás, começámos a ser mais candidatos do que as vagas. “Ou repetes o exame ou emigras.” ouvia eu nos corredores do hospital.

Em Maio de 2018, recebemos com entusiasmo e preocupação simultâneos, a publicação em Diário da República do despacho que regulava a nova prova nacional de acesso. 2019, o ano de implementação. O meu ano.

150 casos clínicos. 4 horas. 1 minuto e 36 segundos por pergunta.

Como já era tradição, começámos todos a estudar com um ano de antecedência, no início do 6º e último ano do curso. Mas enquanto passamos 12h em frente aos livros ou ao computador, a vida corre e muito. Esta é a história da minha corrida. E do que aprendi pelo caminho. Spoiler alert: a maioria das lições não consta da bibliografia recomendada.

Data da publicação: 29 Agosto, 2020

Páginas: 110

Idioma: Português

ISBN: 978-989-9003-42-2

Depósito legal: 469290/20

Peso: 153 g

CONHEÇA UM EXCERTO DO LIVRO

SOBRE O AUTOR

Nasceu em 1995, em Lisboa. Concluiu, em 2019, o curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), durante o qual se dedicou ao associativismo, tendo assumindo o cargo de diretora de Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) em 2017. Trabalha atualmente no Centro Hospitalar Lisboa Norte.No que diz respeito à escrita, mantém o blogue The Nutsbook, fez parte da redação da Revista Ressonância e colabora ocasionalmente com outras publicações. Venceu o Concurso de Escrita para Alunos de Alemão do Goethe Institut na Categoria B1, em 2016, e o concurso de escrita ‘Carta a Mestre João’ promovido pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em 2010. Este é o seu primeiro livro.

Madalena Pupo Correia

Outubro 8, 2020

Um ano de estudo reduz-se a 1 minuto e 36 segundos. Repetidos 150 vezes. Pedem-nos que automatizemos uma quantidade obtusa de conhecimento, para nos agraciarem, muitos meses depois, com uma “escolha” que determina o nosso futuro.
Este minuto e 36 segundos humaniza essa caminhada. Dá-nos a conhecer a vida fora das horas de estudo a família, os amigos e os acontecimentos. A Pilar encontra-se espelhada nesta escrita enérgica, cheia de sonhos, e a combater desafios humanos.
A linguagem médica traduz a cortina que nos tolda o ano de estudo e absorção pelo exame, como se tudo fosse vivido à luz disso. O ano dividido nas catorze especialidades, que retratam episódios de vida da autora, expressa o contraste entre a artificialidade e mecanização a que nos tentam subjugar e os gritos próprios da recusa em deixar de ser pessoa.
Para todos os que vão passar pelo exame, este livro dá-nos esperança que o sucesso se meça não só pela nota, mas pelo quanto podemos crescer. E que brilhante exemplo temos disso!
Aos familiares e amigos que conhecem o estudante sempre de nariz enfiado nos livros, leiam e lembrem-se que queremos ser muito mais do que futuros médicos.

PARTILHE A SUA OPINIÃO

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Entre na sua conta
Cordel d' Prata

Aceda aos seus dados, encomendas e wishlists ❤