A Guitarra Lendária

12,00

Ler mais tarde
Ler mais tarde

Dados da obra

Data da publicação: 4 Julho, 2019

Páginas: 46

Idioma: Português

ISBN: 978-989-54461-9-3

Depósito legal: 458392/19

Género:

Conheça um pouco da história

Sinopse

Segundo Kieran Egan:

“… necessitamos de reelaborar os currículos e as técnicas do ensino à luz de uma imagem mais rica da criança, tendo em conta o seu pensamento imaginativo a par com o seu pensamento lógico-matemático.”

Este projeto, direcionado aos alunos da pré-iniciação e Iniciação Musical (primeiro ciclo do curso especializado de música com idades compreendidas entre os quatro e os dez anos), pretende incentivar a motivação intrínseca dos mesmos, levando-os assim a aumentar o seu tempo de estudo individual e consequentemente elevar o seu nível cognitivo e performativo do instrumento. O meio escolhido para atingir esse objetivo é um método que utiliza o conto ou lenda para expor os conteúdos. Para além da motivação, esta estratégia de ensino visa também promover a fantasia e o imaginário da criança.
Desta forma, a ideia de criar um método que pudesse desenvolver estes aspetos surge no seguimento de um estudo exaustivo da bibliografia, e na dificuldade em encontrar um método que se enquadrasse nesta temática. Este método foi pensado em três momentos de aprendizagem onde cada momento é uma lenda: no primeiro momento o aluno deverá desenvolver a sua leitura musical no instrumento assim como as primeiras competências técnicas (pulsação alternada com e sem apoio e uso do polegar); no segundo momento o aluno será estimulado na sua expressividade musical e trabalhará a técnica necessária à execução de pequenos arpejos; e no terceiro e último momento dar-se-á importância à memorização e à técnica da pulsação simultânea.

Conheça o autor

Nasci na Póvoa de varzim em fevereiro de 1980 e sempre vivi em Vila do Conde. O gosto pela música, que esteve adormecido até aos meus 15 anos, foi acordado quando tive a oportunidade de tocar pela primeira vez numa guitarra. Isto foi no Natal de 1995 e, após um ano de espera, no Natal seguinte, recebi a minha primeira guitarra. Como autodidata e com algumas aulas pelo meio cheguei à conclusão que esta era a área que eu queria desenvolver. Aos 18 anos iniciei a minha formação no ensino especializado da música na Academia de Música de S. Pio X que presentemente é denominada de Conservatório de Música de Vila do Conde. Após esta passagem estudei com o prof. Paulo Ramos como aluno particular até ingressar na ESMAE, na classe do prof. Artur Caldeira. Na ESMAE concluí a minha licenciatura em guitarra e prossegui estudos na UCP onde me encontro em fase de conclusão de mestrado em Ensino da Música e de onde surgiu a ideia de criar este livro. Durante a minha formação tive a oportunidade de participar em algumas masterclasses como executante sob a orientação de José Pina e Alberto Ponce. Ao longo da minha formação lecionei em diversas escolas oficiais e não oficiais estando neste presente momento a lecionar apenas na escola onde tudo começou a ganhar forma, o Conservatório de Música de Vila do Conde.

Descubra

Opinião de Leitores

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “A Guitarra Lendária”

O seu endereço de email não será publicado.

Somos a editora certa?

Mais do que nós dizermos, é ver por si. Saiba mais aqui.

Precisa de ajuda?

Pode nos contactar através do número ‭211 976 670‬.

Partilhe a sua opinião

Seja o primeiro a avaliar “A Guitarra Lendária”

O seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.

Ao continuar a navegar, concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre cookies aqui.