Em tudo o que todos fazem, pensam e sentem há um mistério de identidade e reconhecimento em que nos confirmamos mas, também, de desconhecido que sobressalta pela surpresa que a nós mesmos nos damos.
As personagens do livro vivem histórias comuns tornadas excepcionais pelos instantes em que o imprevisto os espanta e os faz descobrir nos acontecimentos a evidência de haver, neles, alguém além deles.
Manuel Ribeiro dos Anjos
Julho 11, 2020
Um romance em vários tempos e a vários tempos, onde coabitam sem se tocar as histórias de conspirações de reis, de assombros de engenheiros e da ambição de pequenas figuras, ligadas pela recorrente evidência de que, muitas vezes, os outros além de nós requerem de nós também alguém além de nós.
Francisco Silva
Julho 30, 2020
Um retábulo de figuras e de histórias distribuídas no tempo mas com a mesma geografia que lhes dá uma proximidade e coerência notáveis. Em todas as histórias há uma mesma história da natureza humana capaz de nos fazer reconhecer nela. Uma escrita de pensamento e compreensão de enorme qualidade, densa mas leve, séria mas com a ironia inteligente que nos faz rir de nós.
Notável e imprevisto.