O Silêncio: O diálogo entre a diferença e a liberdade

Numa harmonia assertiva, a poesia potencia o valor e maturidade das palavras. Permite-nos viajar pela química e essência da vida, decifra os mistérios do desconhecido e acalma a nossa ânsia pelo imediato.

É também no silêncio que, por vezes, extraímos e interpretamos as nossas experiências, retirando delas a grandeza e capacidade de sonhar mais alto. No livro O Silêncio, a autora Emília Borges Martins voa por “temas inesgotáveis e pelas saudades de quem já partiu e dos que ficam”.

Nesta coletânea de poemas é nos carimbado o passaporte que nos conduz pelo inalcançável e indecifrável tempo, metaforicamente representado pela complexidade da sociedade.

O que o meu olhar observa no quotidiano permite-me voar por uma vastidão de temas, narrados na primeira pessoa do singular – eu. Uma reflexão sobre aquilo que considero essencial para a manutenção da paz e dos seus mensageiros – nós”, afirma Emília Borges Martins, acrescentando: “é no silêncio que faço uma autoavaliação daquilo que sou e do que anseio realizar num futuro promissor”.

Numa sociedade tão díspar como a nossa, nunca é demais privilegiar o diálogo entre a diferença e a liberdade. No livro O Silêncio refletimos sobre o quão a esperança e as “mãos unidas” podem resultar na plenitude da felicidade. Afinal, como defende a autora, “somos meramente instantes nesta viagem. Há que saber estar o melhor possível e aprender com a voz dos mais sábios, nunca esquecendo que no silêncio há também amor”.

Convicta de que as palavras são a nossa maior arma, Emília Borges Martins acredita que o caminho faz-se caminhando numa harmonia e equilíbrio entre os sonhos alcançáveis e a sede de vingar contra a corrupção da mente. Estando refletindo o olhar tímido, mas honesto da sua autora, o livro O Silêncio está nomeado para a Gala de Autores 2019 na categoria de Melhor Obra do ano. Uma nomeação que vem afastar fantasmas da própria criadora: “nunca acreditei na minha escrita por ser tão exigente comigo própria”.

Adquira o livro O Silêncio na loja online da Editora Cordel d’ Prata [carregue aqui].

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email