Em Memória de Thomé Villar: Histórias e feitos que se perpetuarão na história da Medicina

As boas ideias levam a grandes parcerias, pelo que a editora Cordel d’ Prata associou-se, uma vez mais, à Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Quinta-feira, 7 de novembro, foi apresentada a obra biográfica Em Memória de Thomé Villar, naquele que foi o primeiro dia do 35º Congresso Nacional de Pneumologia, a decorrer no EPIC SANA Hotel, em Albufeira.  

A convite da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a premiada jornalista Cláudia Pinto debruçou-se na vida e na obra de uma das figuras mais marcantes da Pneumologia moderna em Portugal. São 134 páginas em que recordamos o profissionalismo e o lado humano do professor Thomé Villar. “Foi um dos maiores desafios profissionais da minha vida: escrever uma biografia sobre um médico que fez história na Pneumologia em Portugal e que deixou um legado e uma marca na especialidade um ano antes do 40º aniversário da sua morte”, afirma Cláudia Pinto.

Neste livro biográfico testemunhamos histórias e memórias de quem acompanhou de perto a evolução da Pneumologia portuguesa, fruto do incansável trabalho e da capacidade de resiliência de Thomé Villar. Meses de entrevistas, outros tantos de pesquisa e escrita, resultaram na criação de uma fiel narrativa assente nas características únicas do seu protagonista.

A apresentação do livro Em Memória de Thomé Villar decorreu durante o 35º Congresso Nacional de Pneumologia, no Algarve. Contou com a presença dos filhos do médico.

Considerado um dos médicos mais marcantes da especialidade, Thomé Villar ascendeu a altos cargos na sua inigualável carreira. Um talento inato que o conduziu à presidência de sociedades médicas nacionais e estrangeiras. Responsável pela introdução do conceito Broncologia em Portugal, foi ainda o fundador e o primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória, que hoje é designada como Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

É um livro de memórias que acaba por ser uma agradável surpresa, num caminho que envolveu muitas pessoas, muito trabalho e algumas dúvidas (tão necessárias no caminho de qualquer trabalho que envolva grande responsabilidade)”, acrescenta Cláudia Pinto que, para este raro e inédito projeto editorial, contou com a imprescindível generosidade e disponibilidade do médico Miguel Villar, filho de Thomé Villar.

Em Memória de Thomé Villar é uma viagem por memórias e feitos que se perpetuarão na história da Medicina.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Entre na sua conta
Cordel d' Prata

Aceda aos seus dados, encomendas e wishlists ❤