08 Novembro, 2019

Em Memória de Thomé Villar: Histórias e feitos que se perpetuarão na história da Medicina

As boas ideias levam a grandes parcerias, pelo que a editora Cordel d’ Prata associou-se, uma vez mais, à Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Quinta-feira, 7 de novembro, foi apresentada a obra biográfica Em Memória de Thomé Villar, naquele que foi o primeiro dia do 35º Congresso Nacional de Pneumologia, a decorrer no EPIC SANA Hotel, em Albufeira.  

A convite da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a premiada jornalista Cláudia Pinto debruçou-se na vida e na obra de uma das figuras mais marcantes da Pneumologia moderna em Portugal. São 134 páginas em que recordamos o profissionalismo e o lado humano do professor Thomé Villar. “Foi um dos maiores desafios profissionais da minha vida: escrever uma biografia sobre um médico que fez história na Pneumologia em Portugal e que deixou um legado e uma marca na especialidade um ano antes do 40º aniversário da sua morte”, afirma Cláudia Pinto.

Neste livro biográfico testemunhamos histórias e memórias de quem acompanhou de perto a evolução da Pneumologia portuguesa, fruto do incansável trabalho e da capacidade de resiliência de Thomé Villar. Meses de entrevistas, outros tantos de pesquisa e escrita, resultaram na criação de uma fiel narrativa assente nas características únicas do seu protagonista.

A apresentação do livro Em Memória de Thomé Villar decorreu durante o 35º Congresso Nacional de Pneumologia, no Algarve. Contou com a presença dos filhos do médico.

Considerado um dos médicos mais marcantes da especialidade, Thomé Villar ascendeu a altos cargos na sua inigualável carreira. Um talento inato que o conduziu à presidência de sociedades médicas nacionais e estrangeiras. Responsável pela introdução do conceito Broncologia em Portugal, foi ainda o fundador e o primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória, que hoje é designada como Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

É um livro de memórias que acaba por ser uma agradável surpresa, num caminho que envolveu muitas pessoas, muito trabalho e algumas dúvidas (tão necessárias no caminho de qualquer trabalho que envolva grande responsabilidade)”, acrescenta Cláudia Pinto que, para este raro e inédito projeto editorial, contou com a imprescindível generosidade e disponibilidade do médico Miguel Villar, filho de Thomé Villar.

Em Memória de Thomé Villar é uma viagem por memórias e feitos que se perpetuarão na história da Medicina.

Precisa de ajuda?

Pode nos contactar através do número ‭211 976 670‬.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.

Ao continuar a navegar, concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre cookies aqui.