Entrevista com a Psicóloga Maria Veiga

O Livro Conversas ao Coração na Rádio da autoria da psicóloga Maria Veiga, é uma abordagem à Psicologia do Desenvolvimento na Infância realizada através de questões feitas por Pais e Educadores às quais foram dadas respostas e que têm como objetivo solucionar muitas inquietações, dúvidas, hesitações e, muitas vezes, angústias.

Esta é uma obra que aborda diversos temas pertinentes que acabam por ser os alicerces de uma base sólida para a complicada tarefa de educar.

De forma a esclarecer um pouco mais as temáticas presentes neste seu livro, a autora e psicóloga Maria Veiga respondeu a algumas questões sobre os temas mais abordados em psicologia infantil, mas também sobre a importância do recurso a este tema para o desenvolvimento e crescimento da criança.

Lançamento do Livro no Hotel Holliday Inn Lisboa

AF: Considera importante os pais terem um apoio ou a quem recorrer em casos de dúvidas sobre o comportamento dos filhos?

MV: Com a prática clínica diária percebo recorrentemente a necessidade de existir um tempo de qualidade para escutar os Pais, indo ao encontro das suas necessidades, preocupações e mesmo angústia. Os Pais, apesar de serem uns peritos extraordinários dos seus filhos (a maioria dos Pais faz o seu melhor), muitas vezes sentem que não conseguem compreender alguns dos seus comportamentos. Muitas vezes a ajuda de um profissional (apto) é essencial.

AF: É frequente o recurso à psicologia por parte de pais e educadores que, por vezes, não sabem lidar com certos comportamentos dos filhos?

MV: Começa a ser cada vez mais frequente, sim. Julgo que estamos no bom caminho. Existe, cada vez mais, muito boa informação e muito bons profissionais, na área da saúde mental, que diariamente trabalham para que se desmistifique a imagem do psicólogo e para que essa necessidade seja sentida como uma procura natural por parte dos Pais e Educadores. 

AF: O livro Conversas ao Coração na Rádio é como se fosse um “diário” de algumas questões e respostas que lhe chegaram às mãos. É importante haver uma obra de tão fácil acesso para os pais e educadores e que responda a certas questões?

MV: As Conversas ao Coração pretendem ser um pequeno manual no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento na Infância. São precisamente respostas a diversas perguntas feitas pelos Pais e Educadores, às quais fui respondendo durante dois anos, no Programa de Rádio, Conversas ao Coração na Rádio, da Tejo Rádio Jornal – Cartaxo.  Uma compilação de questões, preocupações, dúvidas e desassossegos… aos quais dei resposta e que os Pais e Educadores podem agora ir folheando…

AF: Quais são as temáticas sobre as quais mais pedidos de esclarecimento recebe por parte dos pais e educadores?

MV: A infância é um mundo e o desenvolvimento da criança é um longo caminho que se vai acompanhando passo a passo. As questões inerentes a este caminho são necessariamente muitas e diárias. As crianças são todas diferentes. Os pais são todos diferentes e necessariamente a circunstância de cada uma é inevitavelmente diferente. Por esse motivo a diversidade de questões. Contudo, as questões no âmbito comportamental são muito frequentes: Os comportamentos de oposição (as chamadas ‘birras’), a agressividade, a ansiedade de separação… Enfim são muitos os temas recorrentes.

Texto: André Filipe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email