Luis Rodrigues: “A magia dos livros continua neste concurso infantil”

Com mais de 300 inscrições, a 1ª Edição do Prémio Livro Infantil está a ser um verdadeiro sucesso! Numa época em que nos agarramos aos livros como pilares de conhecimento e do nosso crescimento, a Cordel D’ Prata não deixou de parte os mais pequenos! Eles são a geração futura e a leitura é obrigatória para o sucesso! Entrevistámos o Coordenador Editorial para saber um pouco mais sobre este concurso de livro infantil e como se vai transformar a grande história do autor vencedor!

Luis, em primeiro lugar, é importante uma iniciativa deste género na atual situação que atravessamos?

Sem dúvida. Aliás é quase obrigatório existirem iniciativas de divulgação nesta altura. Os escritores não fizeram pausa nestes meses, as crianças leram ainda mais! Faz-nos todo o sentido continuar a promover o melhor da nossa escrita. Os portugueses sao corajosos. Escrever é ser corajoso. Por regra nós somos um povo com mais ideias do que medos, com mais palavras do que lágrimas!

É muito mais desafiante escrever para crianças, captar a atenção, educar…o autor vencedor terá que reunir todo este talento.

Luis Rodrigues

O que é que a Editora procura nesta 1ª Edição?

Este é um concurso dedicado a histórias infantis. Estamos à procura do melhor conto para transformar num incrível livro ilustrado. O autor vencedor terá o seu livro publicado em Portugal inteiro e pode orgulhar-se de criar um instrumento de aprendizagem. Na editora estamos a receber imensos trabalhos, cada um diferente do anterior. Cada história com a sua linguagem e forma de ensinar. Nós queremos continuar a apresentar livros inéditos. O publico infantil precisa de ter livros desde muito cedo, faz parte da educação. Este concurso quer encontrar a história que mais impressione, que mais acrescente, que construa um universo para quem está a ler…mas sobretudo, que transmita uma grande mensagem. É muito mais desafiante escrever para crianças, captar a atenção, educar…o autor vencedor terá que reunir todo este talento.

A aderência está a ser enorme. Que tipo de histórias têm encontrado?

A aderência ao concurso prova que existem muitos contos dentro da gaveta, muitas histórias a quererem ser partilhadas. É o momento. Curiosamente temos notado um aumento de poesia infantil! Contos em formato de poesia, que tornam toda a narrativa muito mais musical, digamos. A Magia dos Livros continua neste concurso e isso prova-se nas histórias que temos recebido!

O que pode esperar o autor vencedor?

Em primeiro lugar uma editora e uma equipa disponível para cuidar e transformar a sua história. Queremos um livro com qualidade e indicado para as crianças. Isto acontece ao mesmo tempo que vamos fazer crescer ainda mais o autor. Em segundo lugar vai ver um sonho a ser realizado e vai poder acompanhar cada fase desse processo. Um livro infantil requer alguns processos diferente do que o habitual, nomeadamente as ilustrações. A Editora trabalha com diferentes artistas visuais e vamos encontrar o que mais se identifica com a temática e estilo desta história. Vamos produzir grandes imagens que ajudem a ilustrar os sonhos das crianças. A imagem, a musica e as palavras vão estar de mãos dadas neste livro. Será o presente ideal…em qualquer altura do ano.

Regressem por momentos à vossa infância e imaginem-se a ler essa mesma história!

Luis Rodrigues

Enquanto Editor, qual é o maior conselho que poderá dar a quem está a participar neste concurso?

Que sejam diferentes e que se coloquem no lugar da criança. No que diz respeito aos livros infantis é muito importante que se leia a história em voz alta. Que aquela linguagem que estamos a escrever seja a indicada para a criança, seja simples, seja elucidativa. Regressem por momentos à vossa infância e imaginem-se a ler essa mesma história! Escrevam para os pequenos leitores! Só assim podemos fazer um bom trabalho.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Entre na sua conta
Cordel d' Prata

Aceda aos seus dados, encomendas e wishlists ❤