O Autor e o seu conhecimento do Mercado Editorial com Diogo Simões

É fulcral para qualquer autor o conhecimento do mercado editorial que o rodeia, no entanto esta é uma realidade que nem sempre se torna real. Entrevistámos o nosso autor Diogo Simões, com duas obras publicadas junto da Cordel D’ Prata para compreender este entendimento na perspectiva de um autor que continua em ascensão, muito devido ao seu trabalho e conhecimento do mercado editorial.

Para si, qual a importância do autor conhecer o funcionamento do Mercado Editorial? 

D.S: Acredito ser algo deveras importante. Não só numa ótica de dar consciência ao autor dos diversos mecanismos do mercado, assim como de o precaver e munir de armas referente ao mesmo. É uma maneira do autor saber para onde deve ser voltado o seu esforço e trabalho.

Este conhecimento ajuda também em obras futuras do autor ao deduzirmos que este, após cada livro publicado, faça um trabalho de autoconsciência e autocrítica.

Diogo Simões

Conhecer o Mercado Editorial influência a qualidade e profissionalismo dos trabalhos de um autor?

D.S: Penso que dependa do trabalho e do percurso que o próprio autor queira trilhar. Pessoalmente, acredito que sim. Ajuda a dar visão e propósito ao autor e na própria forma como este e a sua editora poderão trabalhar em equipa. Este conhecimento ajuda também em obras futuras do autor ao deduzirmos que este, após cada livro publicado, faça um trabalho de autoconsciência e autocrítica.

Das coisas que mais me orgulho em “O Que Nos Magoa” é a forma como abordei a editora no sentido de trazermos para Portugal as capas que tão bem vemos lá fora e, para minha surpresa, encontrei uma equipa completamente recetiva e que pensava o mesmo.

Diogo Simões

Qual a sua experiência com o Mercado Editorial? E o que gostava de partilhar?

D.S: Não me considero o autor mais experiente já que este mercado é pulsante em mutações e suas novidades. Mas sinto-me capaz de identificar o meu público-alvo, compreender a linguagem e o que procuram para que, em conjunto com a editora, possa trabalhar no aumento qualitativo e quantitativo da minha audiência. Algo que ajuda no momento de construir um novo livro em que iremos atender “ao tema mais pulsante” ou “àquilo que os leitores mais querem ler”. Isto não toca somente o texto, já que a capa e a Book Tour de um livro pode ser influenciada por este conhecimento. Das coisas que mais me orgulho em “O Que Nos Magoa” é a forma como abordei a editora no sentido de trazermos para Portugal as capas que tão bem vemos lá fora e, para minha surpresa, encontrei uma equipa completamente recetiva e que pensava o mesmo. Ou seja, esta compreensão e esforço em perceber, ajuda na hora de facilitar o trabalho.

Na sua opinião, qual a forma de os autores contribuírem para um melhor mundo editorial? 

D.S: Contribuir ativamente para ele é a melhor forma. Mas, não obstante isto, o de o autor conseguir ter a sua voz e de as juntar às outras. De deixar de lado invejas e compreender o que tem de dar e de como o fazer. Em especial o de celebrarem os seus próprios livros, de os alimentar no tempo e no espaço para que esse mesmo livro não seja mais um. Para que, mesmo que o livro não venda centenas logo nos primeiros meses, continue a gerar interesse na comunidade.     

Autor Diogo Simões

Como é que as editoras podem acrescentar ainda mais valor ao trabalho de um novo autor?

D.S: A transparência e a comunicação é o fundamental. É o saber que do outro lado está alguém que tem expetativas demasiado elevadas mas que, no fundo, por mais amor que tenha aos livros, pode não ter consciência das estatísticas de leitura do nosso país, por exemplo.

É as editoras abrirem bolsas para livros com financiamento total e com publicações pagas nas redes sociais. Não há nada melhor que sermos aceites por uma editora, mas vê-la despender de forma quantitativa em nós após o livro sair da gráfica, é extremamente gratificante. É uma forma de dar pistas para o que o autor terá também de fazer nos meses futuros.

Foto do Coordenador Editorial da Cordel D’ Prata acompanhado pelo Autor Diogo Simões
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Entre na sua conta
Cordel d' Prata

Aceda aos seus dados, encomendas e wishlists ❤