Quais as redes sociais indicadas para os autores?

Atualmente as redes sociais são o grande cartão de visita para muitos autores. A presença em diferentes canais digitais é fundamental nos dias de hoje, pois familiariza o público com o autor e permite a divulgação dos seus trabalhos. Esta aproximação, mesmo que digital, provoca uma maior aceitação do público aos novos trabalhos, e permite constantemente seguir as novas novidades. Ninguém duvida das capacidades destas grandes plataformas, mas é preciso fazer uma triagem das que são as mais correctas e a finalidade de cada uma. Podemos procurar uma divulgação comercial, ou podemos entrar num fórum de discussão e partilha de ideias. As opções são muitas e os autores devem optimizar estes meios.

Não só os autores utilizam as redes sociais para promover os seus trabalhos. Muitos editores, inclusive a Cordel D’ Prata utiliza estas plataformas para promover, vender e dar a conhecer o trabalho dos seus autores — os seus livros, as suas histórias e o percurso destes escritores. Todos os autores sonham que os seus trabalham sejam ouvidos em todo o Mundo, vamos começar por compartilhar! Dar a conhecer! Mantermos uma presença online é extremamente importante nos dias de hoje e permite-nos sair do anonimato para um Universo sem qualquer limites. Os tempos mudaram. A pegada digital não é só essencial como obrigatória para quem inicia a sua carreira de autor e quer manter uma comunicação dinâmica com os seus leitores (seguidores).

Na nossa editora defendemos que o seu trabalho dos autores não termina quando acaba de escrever o último capitulo. No mercado atual o desafio para os novos autores é de muito trabalho, insistência e constantes adaptações ao que os leitores procuram e comentam (reviews). Editores e autores devem trabalhar lado a lado para garantir o bom sucesso do livro, o autor deve por isso difundir o seu trabalho, perceber que tipo de público está interessado na sua escrita, quem são esses leitores e como eles vão mudar a sua carreira profissional.

Quais são então os grandes canais de comunicação que um autor pode utilizar?

Preparámos uma lista das principais plataformas que os autores preferem para promover as suas obras de arte:

Com biliões de audiência, esta é a grande ferramenta para a divulgação do seu perfil de autor e principalmente para a divulgação do seu livro. O Facebook dispõe de inúmeras funcionalidades que o vão ajudar a encontrar o seu público-alvo, a criar o seu grupo de seguidores e a mostrar a qualidade do seu trabalho enquanto escritor. Todo o Mundo está de alguma forma presente no Facebook. Todas as áreas de negócio são partilhadas nesta rede social. Para um autor que inicia a sua carreira não existe melhor arma de marketing. Dentro do Facebook existem muitas alternativas que deve utilizar:

  • Criar um Perfil no Facebook: caso ainda não esteja nesta plataforma, então este será o primeiro passo para poder iniciar toda a sua rede de contactos e comunicação. Ter um perfil no Facebook permite gerir as suas páginas, conversas com os seus contactos, amigos, seguidores e atualizar constantemente a sua biografia. Imagine deixar de se tornar invisível e conceder a oportunidade a todo o Mundo de o conhecer.
  • Página do Facebook: sem dúvida que este é o meio mais profissional para promover o seu trabalho enquanto escritor e divulgar os seus livros. Compartilhe informação, notas atualizadas, imagens promocionais, crie passatempos e promova vendas e encontros com o seu público. Uma página do Facebook permite que o público-alvo a visite regularmente para ver as ultimas novidades. É muito importante compreender que de nada serve ter uma rede social sem a alimentar com novos conteúdos para o seu público. Marcar presença digital, significa realmente estar presente.
  • Grupos do Facebook: esta também pode ser uma alternativa embora um pouco mais limitada. Um grupo no Facebook permite uma maior concentração de pessoas específicas, em que o autor pode gerir mais efectivamente quem o segue. Removendo ou adicionando elementos. Promovendo e gerindo a discussão do grupo.

Muitos podem pensar que ter um Blog é coisa do passado. Mas não é. Um Blogger é um recurso online poderoso e gratuito para poder promover o seu livro. Funciona como um site para o autor, uma vez que muitos podem não ter facilidade em criar um. Um blog é uma plataforma onde pode escrever e promover os seus conteúdos, compartilhar o link nas suas redes sociais e ganhar a cada dia mais subscritores. É muito importante porque é a extensão do seu livro e mantém uma vez mais todas as novidades atualizadas.

O Instagram é uma rede social muito visual. Mas mantém um grande nível de promoção. Nos dias de hoje as editoras enviam livros gratuitos para criticos literários, chamados nesta plataforma de Instagrammers. Uma vez lidas as obras, as opiniões (reviews) são publicadas nesta rede social. É mais fácil para um Instagrammers identificar o seu trabalho, se também o autor estiver nesta rede social. Ele consegue identifica-lo. Fazer referência a si. O Instagram é também uma óptima forma para partilhar fotos do seu livro, leitores que acabam de receber a sua obra e até ir partilhando pequenas frases comerciais retiradas directamente da sua obra.

Goodreads a opção mais select. Nesta plataforma mundial estão apenas presentes leitores e escritores. Todos os livros do Mundo são classificados e recebem comentários, opiniões e avaliações. Esta plataforma é a mais relevante no que diz respeito às avaliações, para os escritores que desejam partilhar os seus livros. Atualmente conta com mais de 90 milhões de membros, quase 3 biliões de livros e aproximadamente 100 milhões de críticas.

Esperamos que este artigo o ajude a promover a sua obra. Otimize os recursos online e gratuitos que estão disponíveis para si e com acesso em todo o Mundo. Estas ferramentas juntas, são poderosos instrumentos de divulgação do seu livro.

Siga também as nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Youtube.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Entre na sua conta
Cordel d' Prata

Aceda aos seus dados, encomendas e wishlists ❤